As montanhas, antes do século 18 eram consideradas lugares misteriosos, cheios de perigos, habitados por criaturas monstruosas, onde enormes dragões brancos (ou seja, geleiras) desciam das alturas para se arrastar e devorar aqueles que desejavam violar seu território. A conquista do Mont Branc em 1786 marca o início de uma abordagem diferente das montanhas, ainda um lugar desconhecido a ser explorado – o nascimento do alpinismo.
Uma abordagem diferente também é necessária ao fazer de bicicleta no Tour du Mont Blanc (TMB), uma das caminhadas circulares de longa distância mais populares da Europa. O desejo de pedalar deve se fundir com a atitude das montanhas e com tudo o que isso envolve. O Tour du Mont Blanc é uma viagem alpina que enche o coração e esvazia os pulmões.
São aproximadamente 180km ao redor do Mont Blanc em uma bicicleta, mas tem a impressão de que isso é muito difícil (esse é realmente o caso!)? Ou nunca encontra tempo suficiente para essa viagem?
Venha mudar essa impressão e desfrute das belas subidas sem sofrimento graças a uma e-MTB (bike assistida). Com uma bicicleta elétrica, você ainda tem pedal, mas pode percorrer uma distância muito maior e, portanto, mais singles! E tudo isso no cenário incrível do Mont Blanc e arredores. Entre a França, Itália e Suíça, o cenário é tão variado quanto as aldeias atravessadas e em trilhas únicas. E para aproveitar ao máximo esses dias em emoção por dias inteiros, o alojamento que selecionamos é uma mistura de conforto, refeições locais saudáveis e boas-vindas VIP!
Chamonix, França
180km em 5 dias de pedal
Valores de referência, por pessoa, em EURO TURISMO DE VENDA e devem ser pagos em Reais, convertido pela cotação da moeda (http://www.valor.com.br – site oficial ) na data do pagamento, acrescido do IOF de 6.38% (valores em reais no site é somente uma simulação)
Chamonix/FR, ponto de encontro para início da expedição
Check in hotel
Dia livre para City Tour em Chamonix (não incluso)
Jantar/Briefing
Neste primeiro dia de e-bike, temos um começo nada fácil. Temos uma seção difícil para Le Tour, para que você possa se acostumar com sua nova bicicleta e equipamento sem pressão e conhecer o grupo. Continuamos nossa escalada em uma pista fácil, porém mais íngreme, que leva ao Col de Balme e ao Croix de Fer, o ponto mais alto do percurso. O ponto mais alto também significa que uma seção em declive está à nossa frente. Mergulhamos no magnífico sigle track que leva a Trient (sim, estamos na Suíça agora!). Continuamos pela passagem da montanha Forclaz, onde seguimos uma trilha com vista para o vale que leva ao vale do Champex. Após uma descida técnica final e uma subida fácil, chegamos ao nosso hotel em Champex le Lac, de onde temos uma visão mágica da rota do outro dia.
Subida / descida: + 2250 m / – 1800m
Da base da noite anterior, onde será difícil sair, embarcamos em nosso segundo dia de bicicleta elétrica descendo o vale Val Ferrret. O initerário alterna ladeiras e subidas ao lado do Drance que leva a La Fouly. De lá, enfrentamos a famosa escalada do grande Col Ferret. Assim, chegamos ao lado italiano e terminamos em Courmayeur por uma trilha com vista para o vale, oferecendo uma vista magnífica dos Grandes Jorasses e do Mont Blanc. Depois de nos instalarmos no hotel, podemos sair para visitar Courmayeur e saborear suas especialidades (em termos de comida!).
Subida / descida: + 2000 m / – 2200m
Começamos o dia com uma subida em nossas e-MTBs até a passagem da montanha Chécrouit que domina Courmayeur antes de andar em uma trilha magnífica com vista para o vale, com vistas ainda mais magníficas das geleiras Brenva e Miage. Uma descida curta nos leva ao passo de Seigne, nosso principal alvo para o dia. De volta à França, na área de Beaufortain, onde chegamos por uma rota fácil, podemos fazer uma pausa nas geleiras de Ville des Glaciers, onde hoje em dia ainda produzem queijo Beaufort de verdade nas pastagens alpinas. Você definitivamente vai gostar! Quando chegamos a Chapieux, alguns trechos curtos de estrada alternando com trechos de trilhas nos levarão ao famoso desfiladeiro chamado Cormet de Roseland e ao nosso hotel que oferece uma vista fantástica sobre o lago Roseland, de cor azul turquesa.
Subida / descida: + 2050 m / – 1900 m
O dia começa com um aquecimento em um trecho curto da estrada que não podemos evitar para chegar a uma pista que leva ao Col de la Sauce. Usamos uma trilha suspensa na beira da cordilheira Gittes, um ótimo momento dessa viagem. Do desfiladeiro de Bonhomme, uma descida magnífica, técnica e impressionante leva à segunda parte do morro do dia: o selvagem desfiladeiro de Gittaz. Outro single track bonito, seguido por uma última subida, nos leva ao Col Joly, que domina o vale onde passamos a noite. Para terminar o dia maravilhoso do e-bike, chegamos ao nosso hotel em Contamine Montjoie após uma descida final, onde poderemos nos recuperar e tomar uma merecida cerveja.
Subida / descida: + 1700 m / – 2100 m
Começamos bem esta manhã com uma subida até o Chalet du Truc & de Miage o mais próximo possível do Mont Blanc. Depois de atravessar o passe de montanha de Voza, chegamos ao Monte Borrel, onde uma trilha inesquecível nos leva a Servoz e a porta de entrada para o vale de Chamonix. Temos uma última seção morro acima para o parque Merlet e uma última trilha única em declive antes de voltarmos a Chamonix, depois de 5 dias com 100% de MTB.
Subida / descida: + 1550 m / – 1600 m
Hoje dia de City tour (não incluso), preparar para o retorno ou mesmo estender a viagem para outros lugares, de acordo com seu roteiro pessoal.