Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

“Bruto, mas cravejado de brilhantes!”

Destino já conhecido pelos apaixonados pelo ecoturismo e turismo de aventura. Localizada no Estado do Tocantins, a região encanta por suas águas abundantes, chapadões e serras com clima de savana, além da paisagem de cerrado, com direito a dunas alaranjadas, rios encachoeirados, nascentes e impressionantes formações rochosas.

A cada ano, cresce o número de brasileiros e estrangeiros que se aventuram rumo ao Norte do Brasil em busca desse, que já é um dos principais destinos do ecoturismo do país. A maioria dos atrativos está localizada nas cidades de  Mateiros, Novo Acordo, Ponte Alta do Tocantins e São Félix do Tocantins. Em meio a 34 mil km² de paisagem árida, a região é cortada por uma imensa teia de rios, riachos e ribeirões, todos de águas transparentes e potáveis.

Os atrativos garantem diversão o ano inteiro, seja no período chuvoso ou de estiagem, de acordo com o perfil e interesse do turista. Para os mais aventureiros, a região é ideal para prática  de esportes, entre eles o rafting, a canoagem, o rapel e as trilhas a pé e de bicicleta.

Entre os atrativos mais procurados estão a Cachoeira da Velha, uma enorme queda d’água em forma de ferradura de aproximadamente 100 metros de largura e 15 metros de altura; as Dunas, cartão postal do Jalapão, composto por areias finas e alaranjadas que chegam a 40 metros de altura; os Povoados do Mumbuca e Prata, comunidades remanescentes de quilombos, cuja visitação possibilita ao turista vivenciar a cultura local; a Serra do Espirito Santo, formação rochosa onde é possível apreciar a flora da região; a Cachoeira do Formiga, um encantadora nascente de água verde-esmeralda; e os Fervedouros, com suas águas transparentes, nas quais é impossível afundar.

A preocupação em manter preservada essa incrível riqueza natural é representada pela presença de vários instrumentos de conservação,  como o Parque Estadual do Jalapão, o Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba; a Estação Ecológica da Serra Geral do Tocantins; a Área de Preservação Ambiental  (APA) Serra da Tabatinga; e a Área de Proteção Ambiental (APA) Jalapão.

Curiosidade!
Jalapão: deserto com águas? O termo “deserto do Jalapão” está relacionado à baixa densidade humana observada na região e não como um deserto com poucas chuvas e rios. Na verdade, o Jalapão possui belos rios (como os rios Novo, Sono e Preto) e um grande número de nascentes e mananciais de grande importância para as principais bacias hidrográficas dos rios Tocantins, Parnaíba e São Francisco.

 

Fotos
Quer uma sugestão?

Roteiros que você vai amar participar!

Passeio Jalapão Ecoturístico 04 dias

O Jalapão encanta por suas águas abundantes, chapadões e serras com clima de savana, além da paisagem de cerrado, com direito a dunas alaranjadas, rios

Passeio Jalapão Ecoturístico 03 dias

Jalapão, destino para apaixonados em ecoturismo e turismo de aventura, o Jalapão encanta por suas águas abundantes, chapadões e serras com clima de savana, além

Jalapão Mountain Bike Tour VIP - Julho 2018

A Expedição Cicloturística do Jalapão MTB Tour se destaca por ser uma expedição única. As estradas da região compõem todo esse cenário ao serem percorridas
Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.